terça-feira, 1 de outubro de 2013

O nevoeiro no outono

Estou em Sintra, mais concretamente no Chalêt do Relógio, naquele quarto que tem uma janela com vista para a Serra de Sintra e onde bem lá no alto se consegue ver o Palácio da Pena - embora não o consiga ver agora, não só por ser de noite, mas também porque está nevoeiro.
Escolhi o primeiro dia do mês de outubro para dar um passeio na serra, agora só volto cá na primavera. Enquanto passeava e observava tudo à minha volta, cheguei à conclusão de que o mês de outubro é mágico. É quando as folhas das árvores começam a cair e ganham diferentes cores; é quando o nevoeiro é mais denso; é quando tudo se torna mais misterioso.


Está tudo diferente desde a última vez que cá vim, contudo, pernamece na mesma a magia e a mística neste local.
O que mais me encantou? Obviamente as folhas de cor laranja, amarela, vermelha caídas no chão; todas tinham o seu formato e tamanho, não havia uma mais bonita que a outra.
Trouxe duas comigo - uma vermelha e outra amarela - não sei o porquê de ter escolhido estas cores, talvez por serem as cores que mais caracterizam o outono.
Voltei para o Chalêt do Relógio, seguindo pela mesma estrada, furando o nevoeiro, ouvindo a água a correr por alguns caminhos, observando tudo o que para mim era visível. 
 Quando cheguei, pousei as folhas no parapeito da janela para que estas pudessem secar. Retirei da mochila o meu caderno de folhas brancas, para ver se era capaz de colori-lo da mesma forma que o outono consegue, mesmo com nevoeiro...


"Gosto do outono porque ele é frio suficiente para refrescar o calor.. E é quente o suficiente para aquecer o frio!"

mariajoãoguedescastanheira

1 comentário:

  1. Gostei especialmente do momento em que referes o mistério que tão bem carateriza o Outono (talvez a minha estação do ano favorita)
    Continua, não deixes a pena parar, fustiga o pergaminho!

    ResponderEliminar