terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A vitória de vitor

Hoje quero partilhar com vocês uma história real, uma história capaz de comover qualquer pessoa e que acima de tudo transmite esperança - a história do Vitor.


O Vitor é um jovem de 34 anos natural da freguesia de Raposa no conselho de Almeirim em Santarém. Durante a adolescência, aos 16 anos, começou a manisfestar comportamentos invulgares nomeadamente caracterizados por ataques de ansiedade, perda da capacidade de socializar e de estar em ambientes públicos. Foi assim que abandonou a escola começando a trabalhar com o pai numa empresa florestal familiar.
Em setembro de 2009, quando tinha 30 anos foi-lhe diagnosticado um síndrome bastante raro que provoca o aparecimento de tumores- Síndrome de Paraganglioma e Feocromocitoma Familiar. Após uma cirurgia na qual terminou com a falência de um rim, Vitor, apesar de algumas limitações, acreditava que poderia recomeçar a viver normalmente.
No entanto, em julho do ano passado, foi-lhe diagnosticado um novo tumor na região da sacro. Existia a possibilidade de uma nova cirurgia que seria realizada em Itália, contudo as suas consequências seriam bastantes procupantes uma vez que, mutilariam grande parte da vida de Vitor, pois as funções básicas fisiológicas seriam seriamente afetadas. Vitor entrou em desespero com isto, não aceitando portanto, fazer tal cirurgia. Afirmou que metade dele morreu, chegando a colocar a si próprio a seguinte questão:

"Será que consigo viver metade?"

Contudo a esperança não estava perdida. A solução assenta num tratamento com vacinas de células dendríticas, numa clínica na Alemanha. Porém, este tratamento é bastante caro sendo importante angariar com a ajuda de todos, a quantia necessária para o mesmo.


Não conheço o Vitor, muito menos os amigos ou a família. Sou apenas uma das imensas pessoas a quem a história dele chegou e comoveu (através do programa Querida Júlia, na SIC que vi no dia 15 de janeiro). E por isso, estou a partilhá-la com toda a gente a quem este artigo chegar, apelando também à vossa ajuda. É preciso uma enorme determinação e uma força interior por parte do Vitor para lidar com tudo isto que se passa na vida dele e com o apoio de todos nós, ele vai conseguir.

Acredito que o Vitor vai ficar curado, porque a esperança é sempre a última a morrer e porque a barreira do impossível somos nós próprios que a criamos, apenas temos de ter a coragem para a ultrapassar, realizando assim os nossos sonhos e sermos felizes. 
É preciso acreditar e ter fé de que vai ficar tudo bem.

Conta solidária - NIB- 0010 0000 5059 4660 0010 9
IBAN- PT50 0010 0000 5059 4660 0010 9 SWIFT/BIC (BBPIPTPL)



"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não vitória propriamente dita."(Mahatma Gandhi)


Divulguem a página no facebook: 
https://www.facebook.com/avitoria.dovitor?ref=ts&fref=ts

mariajoãoguedescastanheira

4 comentários:

  1. acho fantástico teres partilhado esta história que tal como a ti, também a mim me comoveu! São histórias como esta que nos fazem dar valor à vida e às pequenas coisas que (não sendo assim tão pequenas quando nos faltam) não deixam de ser a fórmula da felicidade! espero do fundo do coração que o vitor possa recuperar, tanto quanto possível, para uma vida repleta de alegria e boas energias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É importante divulgar estas histórias porque nós somos os outros dos outros!

      Eliminar
  2. LINDO, é isto que nos faz pensar no valor da vida

    Follow:
    www.abismodamemoria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. São coisas como estas que fazem com que valorizemos as pequenas coisas e com que nos sintamos abençoados.

      Vou seguir!

      Eliminar