domingo, 29 de março de 2015

Vive a tua história | Thought of the Week #9

| Thought of the Week


Simples. 

Cada um de nós tem a sua história. O seu livro. E o mais engraçado é que estamos a viver a nossa história e a escrever o nosso livro.
Já tinhas pensado nisto? 

Todos somos autores. Somos autores escritores. O que escrevemos? A nossa vida. A nossa história. Todos os dias acrescentamos uma nova página e a cada ano, um novo capítulo. Se não sabias que eras escritor, ficas já a saber. E digo-te mais, estás a escrever o livro mais importante da tua existência. Só não dás é autógrafos, nem tens o teu livro numa das prateleiras da Fnac. Ou até tens.
Não vivas a vida de outra pessoa nem deixes que ninguém viva a tua. Isso nunca iria resultar pelo simples facto de que cada pessoa é única e insubstituível.

Somos a personagem principal de um livro do qual não sabemos o fim. Escrevemos o presente com a certeza de um amanhã melhor, acreditando que tudo o que existe é o aqui e o agora. 
Somos poetas e dramaturgos. Somos aqueles que num livro conseguimos por romance, fantasia, drama, terror, suspense e ação. Nunca ninguém escreveu um livro assim.

Vive a tua história. E sê feliz!


Uma boa semana para todos!

domingo, 22 de março de 2015

Hakuna Matata | Thought of the Week #8

| Thought of the Week


"Os teus problemas, são para esquecer. Pra sobreviver, tens de aprender... Hakuna Matata!"

Confesso que ainda hoje quando canto esta música me apetece dançar e fico com um sorriso gigante na cara!
Claro que era tudo mais fácil se quando dissessemos estas palavrinhas mágicas todos os nossos problemas desaparecessem. "Hakuna Matata" Hum.. Não é assim. Eles existem por alguma razão. Contudo, o problema não é o problema em si, mas sim a nossa atitude em relação ao problema. Muitas vezes dramatizamos como se estivéssemos numa novela, ou então tornamos tudo negativo como se fosse o fim do mundo.
É importante notarem que muitos dos nossos ditos problemas, são criações da nossa cabeça. Experimentem analisar o vosso problema de fora.

Contudo, penso que o mais importante a extrair daqui é o facto de não nos preocuparmos com coisas que não valem a pena. Há preocupações que só nos tiram tempo, em troca de nada. Não façam das pequenas coisas grandes tempestades. Não vale a pena.
Já repararam que quando olham para trás, os problemas que outrora eram gigantes e super complicados parecem tão pequenos agora? 

Uma boa semana para todos!

quinta-feira, 19 de março de 2015

Hoje é dia de | Dia do Pai #2

 | Dia do Pai

 
O meu pai é um herói. O meu super herói. Só lhe falta a capa do super homem.

O meu pai tem muitas profissões. 
Foi professor durante alguns anos. Também foi socorrista. Agora é o médico de família. Também já foi motorista. É cozinheiro, com dotes especiais para pudins e tortas de chocolate.
É fotógrafo de qualidade, só não tem o seu atelier.. Também faz desporto, (anda na bicicleta que temos lá em casa). 
O meu pai adora gelados e chocolates. Às vezes come tudo e não deixa nada. Mas não é gordo, é só guloso.

O meu pai é um homem de valores e de princípios. É exigente e fiel. É brincalhão e teimoso. É das melhores pessoas que conheço.
Nunca me faltou com nada. Foi e é um pai presente. Mesmo que não falemos todos os dias ao telefone. 

Em muito tenho a agradecer por tudo o que me transmitiu. Pelos abraços, pelos sorrisos e risos, pelas partilhas e pelos bons conselhos. Pelos sermões bem dados e pelos elogios merecidos.

O meu pai é o melhor do mundo.

domingo, 15 de março de 2015

As pequenas coisas | Thought of the Week #7

 | Thought of the Week

Sempre me ensinaram a valorizar as pequenas coisas.
A olhar para elas como se fosse a primeira vez.
 A contemplar a beleza de uma flor ou de um arco-íris, a escutar o som das ondas do mar ou do canto dos pássaros. A apreciar um passeio pela natureza ou um passeio com o meu cão.

As pequenas coisas. Aquelas que mais tarde vamos recordar com amor e ternura e que vamos querer partilhar com os nossos filhos e posteriormente com os nossos netos. São estas pequenas coisas que nos aquecem a alma e apertam o coração quando os anos já vão longos.
São as pequenas coisas de uma pessoa que nos fazem dela, se não são pequenas então é porque não é amor. Mas sim ilusão. As pequenas coisas tornam-se enormes simplesmente pela quantidade de amor e boa energia que possuem.
As pequenas coisas, que muitos de nós não damos importância - um simples sorriso, um abraço, são aquelas que vão connosco a vida toda. Porque as pequenas coisas estão destinadas a ser grandes coisas. Sabem porquê?  Porque têm uma "carga" de simplicidade com um valor enorme.

Durante esta semana, estejam atentos às pequenas coisas que passam à vossa frente!

Uma boa semana para todos!

domingo, 8 de março de 2015

Ler dá sonhos | Thought of the Week #6

| Thought of the Week


Ler dá sonhos, ouviram? Sonhos!

Os livros são mágicos. Não são simplesmente feitos de folhas nem de letras. São feitos de esperanças, sonhos e oportunidades. São a história de cada um deles, contribuindo para a nossa. Sempre me disseram que nós somos os livros que lemos.
Não gosto de pessoas preguiçosas e que dizem que ler dá sono. Dá sono o tanas! Ler proporciona-nos imensas coisas boas!
A Universia - Portal das Universidades Portuguesas, referiu algumas vantagens da leitura diária. Vou enumerar sete delas.

1- Agiliza o cérebro: a leitura é um dos melhores exercícios para agilizar e manter o cérebro ativo.
2- Aumenta o conhecimento: aquilo que lemos é considerado nova informação, podendo mais tarde ser útil em alguma situação da nossa vida.
3- Exercita a memória: quando lemos um livro exercitamos a nossa memória naturalmente, ao saber informação sobre as personagens, o contexto da história. Isto permite indiretamente aumentar a nossa capacidade de memória.
4- Alarga o vocabulário: quando lemos temos a oportunidade ler palavras novas e de melhorar o nosso vocabulário, permitindo-nos assim expressar melhor.
5- Desenvolve o pensamento crítico: ao ler conseguimos estabeler ligações mais rápidas, ao supor, por exemplo, o final de um livro.
6- Reduz o stress: a leitura permite-nos afastar dos nossos problemas, nao estandando a pensar neles a toda a hora. Às vezes até nos ajuda a resolver situações na nossa vida e a permanecer-mos positivos.
7- Melhora a concentração: ao concentrarmo-nos naquilo que estamos a ler, estamos também a melhorar o nosso nível de concentração noutras ocasiões.

Estão a ver as vantagens? Então de que estão à espera? Comecem aquele livro que está na estante há imenso tempo, ou acabem de vez o livro que começaram. 

Ler dá sonhos e alarga horizontes!

Uma boa semana para todos!

sexta-feira, 6 de março de 2015

TAG | Confissões de um Bibliófilo

Como devem reparar pelo título, a publicação de hoje é uma TAG. Não costumo fazer muitas TAG's, mas esta aqui para além de ser sobre livros, que eu A-D-O-R-O, foi também proposta pelo blog da Isabella.


1 - De que género(s) literário(s) te manténs longe?
Definitivamente do género de ficção científica. Não tenho paciência para ler esse tipo de livros, são tão aborrecidos! Além do mais, nunca fui fã de Ciência.

2 - Qual é o livro que tens na estante e tens vergonha de ainda não ter lido? 
Sinceramente, já li todos os livros que tenho na estante. Todos. Logo, tenho de actualizar a estante urgentemente.

3 - Qual é o teu pior hábito como leitor(a)? 
Se tiver interromper a leitura, tenho obrigatoriamente de ler até ao final do capítulo. Não gosto de deixar o marcador numa página qualquer, mas sim no próximo capítulo.

4 - Costumas ler a sinopse antes de ler o livro?
Sim. Qualquer livro que compre ou pelo qual demosntro particular interesse, leio sempre a sinopse. Gosto sempre de ter uma breve ideia sobre o que trata o livro, para depois não apanhar desilusões.

5 - Qual é o livro mais caro que possuis?
Honestamente,não faço ideia. Além disso, muitos dos livros que tenho foram oferecidos.

6 - Costumas comprar livros em 2ª mão?
Não tenho esse hábito, e honestamente, não gosto. Gosto de ter um limpo, que não tenha sido muitas vezes desfolhado e com cheirinho a novo!! E gosto também de ser a primeira a ler aquele livro que compro.  

7 - Qual a tua livraria preferida?
 Sem dúvida, a Livraria Lello na baixa do Porto. É linda! Tem uma enorme diversidade de livros, dois andares com uma escadaria de madeira requintada e imponente. Consigo passar lá tardes, nos sofás do andar de cima, a mergulhar naquele mundo.

8 - Qual a tua livraria online preferida?
Nenhuma. Não compro nem leio livros pela Internet. Chamem-me old fashion. Eu gosto de ler o livro em papel, de o ter nas minhas mãos, de poder deixar um dos mil marcadores numa página.

9 - Tens um orçamento para comprar livros?
Não. Nunca pensei nisso sequer. Quando vejo um livro que quero e gosto, a um bom preço, compro.

10 - Quais os teus géneros favoritos?
Gosto de romances, de contos, de policiais, de fantasia e de culinária!


Desafio todos vocês a responderem a esta TAG. Depois deixem-me os links dos vossos blogs nos comentários para ver o que escreveram! 

domingo, 1 de março de 2015

Importância das coisas | Thought of the Week #5

 
A importância que damos às coisas reflete-se muito no nosso bem estar. Isto porque muitas vezes gastamos tempo e energia com coisas desnecessárias, coisas fúteis. Coisas essas que não merecem a nossa atenção. Simplesmente porque há coisas bem mais importantes. Na vida, atribuímos sempre um grau de importância às coisas, há coisas que nem ligamos, outras que passamos dias a pensar e a pensar. No fim, chegamos à conclusão de que não valia a pena.
Esta semana, procurem dar importância àquilo que relamente merece, àquilo que vale a pena. Não gastem tempo com o que vos desgasta.

Boa semana para todos!